Restaurar um volume do sistema

O objetivo principal do Recovery Environment é restaurar um volume de sistema. O Assistente de restauração do Recovery Environment oferece suporte para dois tipos de restauração para um sistema ou volume de inicialização.

Restaurar um volume em uma operação
Esse método restaura um volume de sistema a partir de um arquivo de imagem de backup selecionado em uma única operação.
Nota: use o Recovery Environment para Windows para restaurar a partir de um arquivo de imagem com formato VHD/VHDX. O Recovery Environment CrossPlatform só oferece suporte para restaurações a partir de arquivos de imagem .SPF e .SPI, e não nos formatos VHD ou VHDX.

Trabalhar com um volume HSR (HeadStart Restore)
A Trabalhar com um volume HSR (HeadStart Restore) no Recovery Environment divide o processo de restauração de volume em múltiplas etapas. Fazer isso é útil ao restaurar um grande volume, um processo que pode levar vários dias.

Nota: embora seja similar ao HSR do ImageManager, o HSR do Recovery Environment é um processo manual. O HSR do ImageManager é automatizado, enquanto a versão do Recovery Environment exige uma reinicialização; em seguida, o Assistente de restauração captura e aplica as mais recentes atualizações ao volume salvo em backup antes de sua finalização. No entanto, a versão do HSR do Recovery Environment não exige uma licença.

Tamanhos de setor suportados

Discos rígidos e SSDs modernos são vendidos com um tamanho físico de setor de 4.096 bytes. A maioria dos produtos oferece suporte para o tamanho de setor lógico de 512 bytes. (Esses são muitas vezes chamados de 512e, sigla que indica "Emulação de tamanho de setor de 512 bytes".) O ShadowProtect oferece suporte para ambos tamanhos de setor de 4.096 e 512 bytes.

Na improvável situação de restauração de um volume/partição de um tamanho de setor para outro:

  • 512 bytes por setor  -> 4.096 bytes por setor
  • 4.096 bytes por setor  ->   512 bytes por setor

O ShadowProtect emitirá uma mensagem de erro durante a restauração caso detecte uma incompatibilidade de tamanho de setor. Para evitar isso, reformate a unidade de destino para que o tamanho do setor lógico corresponda ao volume de origem.

Restaurar volumes de inicialização/sistema do Windows 8.x com inicialização segura por UEFI

Muitos computadores oferecem agora suporte para inicialização segura, um recurso anti-malware disponível no UEFI. A inicialização segura garante que o sistema só seja inicializado a partir de um sistema operacional seguro. No entanto, muitos sistemas operacionais não oferecem suporte para inicialização segura. Atualmente, os únicos sistemas operacionais Windows que oferecem suporte para inicialização segura são:

  • Windows 8.1
  • Windows Server 2012 R2
  • Windows 8
  • Windows Server 2012

Sistemas operacionais anteriores, incluindo Windows 7, Vista e Windows XP, não oferecem suporte para inicialização segura e, dessa forma, não exigem a ativação do recurso.

Além disso, há muitos outros sistemas operacionais seguros e ambientes de inicialização que não oferecem suporte para inicialização segura. Isso inclui o ShadowProtect Recovery Environment for Windows e o Recovery Environment CrossPlatform.

No entanto, o ShadowProtect Recovery Environment for Windows só pode ser inicializado e um computador em situações nas quais:

  • O UEFI não oferecer suporte para inicialização segura ou o recurso não estiver ativado.
  • O UEFI é inicializado no modo de compatibilidade de BIOS. (Esse modo é muitas vezes chamado de CMS.)

O ambiente do ShadowProtect CrossPlatform oferece, sim, suporte para inicialização no modo UEFI nativo (com inicialização segura desativada) em vez do modo de compatibilidade de BIOS (CMS). No entanto, ele não irá inicializar quando o recurso de inicialização segura estiver ativado.

Para permitir que o Recovery Environment seja inicializado, desative temporariamente o recurso de inicialização segura. Para fazer isso:

  1. Inicialize o sistema para a tela de gerenciamento de UEFI.
  2. Se a inicialização segura for uma opção E estiver ativada, desative temporariamente esse recurso. (Alguns sistemas podem se referir a esse recurso como inicialização UEFI. Verifique a opção na documentação do sistema.
  3. Altere a ordem de inicialização para que o CD ou DVD seja o primeiro item de inicialização.
  4. No caso da inicialização do ShadowProtect CrossPlatform Recovery Environment, basta inicializar o sistema para abrir o ambiente do CrossPlatform.
  5. No caso da inicialização do ShadowProtect Recovery Environment for Windows, verifique se a opção de inicializar no modo de compatibilidade de BIOS (às vezes chamada de CMS) está ativada.
    Nota: alguns sistemas UEFI listam o mesmo CD ou DVD de duas maneiras: uma com o prefiro "UEFI:" e outra sem. Nestes sistemas, para inicializar usando o modo de compatibilidade do BIOS, selecione a entrada de CD ou DVD que NÃO possua esse prefixo.
  6. Prossiga para realizar a restauração de volume.
  7. Depois de realizar a restauração, inicialize para a tela UEFI novamente e reative a inicialização segura (caso seja necessário). 
  8. Continue com a inicialização do sistema restaurado.

Terms and Conditions of Use - Privacy Policy - Cookies